A Microsoft acaba de vencer uma espécie de licitação do governo federal dos Estados Unidos. O contrato prevê o pagamento de US$ 480 milhões à empresa de tecnologia que, por sua vez, vai fornecer 100 mil unidades do HoloLens ao exército norte-americano.

O HoloLens é um headset de realidade mista – ou seja, ele permite visualizar gráficos artificiais em 3D sobrepostos à visão real do usuário. O dispositivo já foi demonstrado como um objeto do dia a dia ou como uma interface de games, mas, até hoje, só foi vendido para organizações, e não para usuários comuns.

publicidade

O contrato do exército dos EUA com a Microsoft sugere que o HoloLens será usado em simulações e treinamentos de soldados, permitindo “25 batalhas sem sangue antes da primeira batalha”, segundo descreve o documento obtido pelo site TechCrunch.

“A tecnologia de realidade aumentada fornecerá às tropas mais e melhores informações para tomar decisões. Este novo trabalho amplia nossa longa e confiável relação com o Departamento de Defesa para esta nova área”, afirmou a Microsoft em comunicado.

publicidade

De acordo com a Bloomberg, outra empresa que estava na disputa por esta licitação foi a Magic Leap, que lançou neste ano seu próprio headset de realidade mista. A startup, porém, já disse em outras ocasiões que o seu dispositivo tem como foco principal o usuário comum.