O bloco de notas, companheiro fiel de desenvolvedores e de qualquer usuário que precisa limpar a formatação de um texto, não mudou muito no decorrer das duas últimas décadas. Mas o programa vai ganhar sua primeira atualização significativa em anos, que adiciona suporte a zoom e a Ctrl+Backspace, entre outros recursos. O update vem com a Build 17713 do Windows 10, cuja prévia para Windows Insiders (os “beta testers” do sistema) foi liberada nesta última quarta-feira.

A atualização não deve trazer mudanças visuais, mas sim novidades técnicas, como a maior aceitação da tecla Ctrl pelo bloco de notas. A partir da nova versão, será possível combiná-la com a botão do meio do mouse (a rodinha) para dar zoom e também com o Backspace para apagar uma palavra toda, em vez de criar um caractere não reconhecido como acontece até hoje.

O update também melhora os recursos de buscar e substituir, que agora se lembram de termos procurados anteriormente e também das opções que foram marcadas antes pelo usuário nas checkboxes. As ferramentas também conseguem identificar as palavras selecionadas no texto, o que pode ser útil para quem precisa encontrar repetições.

Outras mudanças no sistema

publicidade

A atualização do Windows 10 para a Build 17713, claro, não traz apenas novidades para o bloco de notas. A Microsoft também anunciou alguns novos recursos para empresas, como o suporte a biometria no login remoto, e para o navegador Edge, como um controle para reprodução automática de mídia em sites e um dicionário integrado ao leitor navegador, que poderá ser usado na hora de abrir PDFs ou no modo de leitura. As novidades estão listadas aqui.

Essas mudanças todas, inclusive as mencionadas no bloco de notas, ficarão restritas, por ora, aos Windows Insiders. Os novos recursos do editor de textos (que ainda incluem o suporte a caracteres de fim de linha usados em ambientes de desenvolvimento de Linux e do Mac OS adicionado na Build anterior) só devem chegar aos usuários finais no próximo grande update do Windows 10 – que deve sair ainda no segundo semestre.