A Microsoft vai alterar um pouco a estratégia do Windows 10 S, versão do sistema operacional limitada a rodar apenas aplicativos disponíveis na Microsoft Store. Inicialmente voltado para dispositivos educacionais e de baixo custo, ele vai ser incorporado também às versões Home, Enterprise e Pro do Windows 10 em um novo “modo S”.

A mudança foi relatada pelo Neowin, que diz que mesmo máquinas com as versões mais robustas do Windows 10 vão ficar limitadas a rodar apenas apps da Microsoft Store, sem poder instalar softwares de outras fontes. O Windows 10 S deixaria de existir como um sistema operacional independente e passaria a ser apenas um modo dentro das outras versões do Windows 10.

publicidade

E quem quiser atualizar do Windows 10 S para outras versões pode precisar pagar por isso. A mudança para o Home será gratuita, mas para o Windows 10 Pro vai custar US$ 50, segundo o Thurrott.

Ainda não está claro como isso vai alterar o cenário dos computadores que hoje saem de fábrica com Windows 10 Home ou Pro, se eles ficarão restritos ao “modo S” até que o usuário atualize, ou se será possível comprar um PC com o Windows 10 que roda softwares de fora da Microsoft Store também.