A Microsoft fez uma impressionante demonstração de sua tecnologia holográfica HoloLens durante o Microsoft Inspire, um evento para parceiros realizado em Las Vegas, nos EUA, durante esta semana. Usando uma combinação de tecnologias de captura de imagem e voz, a Azure AI (inteligência artificial da companhia) e o HoloLens, a empresa mostrou um holograma extremamente realista da executiva Julia White, capaz de realizar uma apresentação em japonês fluente, idioma sobre o qual ela não tem domínio.

A demonstração ocorreu enquanto White usava um headset HoloLens, andando ao redor de seu clone enquanto o via em 3D. Ela começa “segurando” um pequeno boneco verde em sua mão, que se transformou em um clone em tamanho real que começou a falar, com a mesma voz da executiva, em japonês. As falas foram gravadas por White em inglês, e a tecnologia fez a tradução, mantendo as características vocais originais.

publicidade

Equipado com um hardware de captura em 3D e ferramentas de tradução assistidas por IA, qualquer apresentador poderia criar rapidamente discursos confiáveis e específicos para cada região — um keynote poderia ser pré-gravado e exibido simultaneamente em 30 idiomas. 

publicidade

Entretanto, não podemos deixar de considerar que a mesma tecnologia pode ser usada para propósitos menos éticos, falsificando palavras ou ações.

Por enquanto, alcançar esse feito requer acesso a hardwares de calibre profissional, que vai desde câmeras especializadas até caríssimos headsets HoloLens. Espera-se, no entanto, que tecnologias captura semelhantes surjam nos smartphones da próxima geração, já em 2020. Entretanto, o uso dessa tecnologia ainda está em fase inicial e, provavelmente, demoraremos para vê-lo se popularizar.

publicidade

Via: The Verge