Em breve, o PowerPoint poderá transcrever e legendar o que um palestrante está dizendo em tempo real, dando aos membros da audiência a opção de ler o conteúdo exibido.

A ferramenta também será capaz de traduzir a fala em diferentes idiomas, legendando a apresentação em uma linguagem que o apresentador escolher. É algo muito útil quando pessoas da plateia são deficientes auditivos ou, claro, falam uma língua diferente.

No lançamento, a mais usada ferramenta de apresentação do mercado terá tecnologia de inteligência artificial, vai suportar 12 idiomas falados e poderá exibir legendas ou closed caption (legenda em tempo real) em mais de 60 línguas. A Microsoft também diz que a tecnologia de reconhecimento de voz permitirá se adaptará ao que está sendo apresentado no PowerPoint, a fim de fornecer um reconhecimento mais preciso de nomes e terminologia. Além disso, o apresentador poderá ajustar seu tamanho, posição e aparência.

A novidade começará a ser distribuída em janeiro de 2019. Elas estarão disponíveis para assinantes do Office 365 usando o PowerPoint para Windows 10, PowerPoint para Mac e PowerPoint Online. O vídeo abaixo mostra as legendas sendo exibidas conforme o apresentador fala.

publicidade