A Microsoft acaba de registrar uma nova patente. Dessa vez, ela usa um conceito que ganha mais força a cada dia: as telas dobráveis. Ela foi publicada hoje (27) pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (United States Patent and Trademark Office – USPTO), mas foi apresentada pela Microsoft em dezembro de 2017.

A patente mostra alguns dos elementos-chave para o sucesso desse tipo de dispositivo, principalmente em relação à dobradiça e ao sistema de abertura. Algumas marcas, como a Samsung com o modelo Galaxy Fold, tiveram problemas com a tecnologia, mas a Microsoft parece ter pensado nesses aspectos antes de registrá-la.

A Huawei, que tem o Mate X, e a Lenovo, com o tablet 2020, confirmam que essa é uma tendência. Por enquanto, a Microsoft ainda não tem um produto real para sustentar o conceito, mas suas muitas patentes podem significar que o projeto já esteja avançado.

 

publicidade

Reprodução

Reprodução

 

No registro, a novidade é o sistema de dobra e seu mecanismo de abertura. Uma dobradiça muito semelhante à do Surface Book. A patente mostra, ainda, duas telas unidas por uma dobradiça exoesquelética presa às duas partes, que torna possível juntá-las e permite a abertura do dispositivo em diferentes ângulos.

 

Reprodução

 

Esse pode ser considerado um design que busca resolver os problemas enfrentados atualmente pelas telas dobráveis, especialmente o desafio técnico de mantê-las em um ambiente neutro durante o processo de abertura e rotação das dobradiças. Por enquanto, tudo não passa de uma patente: resta esperar para ver se ela vai chegar a um dispositivo real.

Via: Xataka Android