Os acabamentos em “tecido” Alcantara são uma marca registrada de alguns produtos da Microsoft. Podemos encontrá-los no Surface Laptop 2 — sendo que essas mudanças começaram no Surface Pro 4.

E ao que parece, a Microsoft quer dar uma melhorada nesses materiais. Atualmente, eles são fabricados a partir de fibras sintéticas e usados frequentemente para cobrir superfícies, conferindo uma aparência semelhante ao veludo — que tem esse aspecto “macio”.

publicidade

Mas o upgrade que a empresa planeja  foi batizado com o pomposo nome de Forming Touch Sensor On Fabric. A patente do material planeja a integração de um tipo de sensor que converteria, em partes, esse tecido em uma superfície inteligente.

Ainda que tenha ela tenha sido publicada no dia 24 de janeiro deste ano pela UPSTO (Secretaria de Marcas e Patentes dos Estados Unidos), o Forming Touch Sensor On Fabric data de 2017 e simboliza esse interesse da Microsoft em criar um sensor tátil na tela dos seus dispositivos. Mas o que isso significaria? Bom, basicamente, por meio de gestos e toques, seria possível a interação com o aparelho a partir deste “smart tecido”. 

publicidade

Esse novo tipo de “cobertura” poderia ser usado em teclados, capas ou outros dispositivos — as HoloLens, por exemplo. Seria também uma outra forma de interagir com os óculos de Realidade Aumentada da Microsoft. 

Até o momento, não se sabe se a patente em questão realmente vai vingar. Em muitas ocasiões, esse tipo de registro é feito apenas para evitar que outra pessoa faça uso dessa tecnologia no futuro. Caso vejamos um produto com essas características daqui algum tempo, já sabemos qual foi sua origem. Será que chega?

publicidade