Um pedaço de história foi parar no GitHub: a Microsoft disponibilizou no repositório os códigos-fonte completos das versões 1.25 e 2.0 do bom e velho MS-DOS. Lançados entre 1981 e 1983, os dois sistemas foram as bases do IBM PC e do IBM XT, duas máquinas pioneiras e principais responsáveis pelos computadores como conhecemos hoje.

O código do MS-DOS v1.25 é relativamente simples. São apenas sete arquivos em Assembly que, pelas contas do Explorer atual, totalizam menos de 300 Kb. O sistema foi lançado em março de 1982, quase um ano depois da chegada de sua versão 1.0.

Já o MS-DOS v2.0 chegou em 1983 e marcou praticamente uma revolução na jovem plataforma – basta ver o tamanho do código-fonte, composto por mais de 100 arquivos em Assembly. Como lembra uma reportagem do The Register, o SO foi um marco para a Microsoft por dar suporte aos disquetes de 180 e 360 Kb do IBM XT e seus clones e também a HDs de 32 MB.

A ideia da Microsoft ao liberar o código-fonte de ambos no Github é facilitar o acesso ao material e até incentivar a criação de “forks” (derivados). O sistema já havia sido disponibilizado em 2014 no Computer History Museum sob a mesma licença, que permitia o desenvolvimento de derivados. O grande problema é que o site não é exatamente um ponto de referência para programadores como é o repositório – que por acaso foi comprado pela Microsoft neste ano.