Para os saudosistas, historiadores da tecnologia e programadores curiosos, a Microsoft anunciou uma novidade vinda direto do passado. A empresa liberou o código-fonte do gerenciador de arquivos original do Windows, publicado junto com o Windows 3.0 há quase 30 anos.

O software foi uma das partes que fez com que o Windows se tornasse o sucesso que é, oferecendo uma interface gráfica amigável para o gerenciamento de arquivos até então feito por linhas de comando do MS-DOS. O programa permitia apagar, copiar, mover e buscar arquivos no PC, o que foi importantíssimo na sua época.

publicidade

Como nota o site The Verge, o código pode ser conferido no GitHub e compilado para ser executado no Windows 10, o que mostra a preocupação da Microsoft com a retrocompatibilidade, garantindo que seus novos sistemas continuem compatíveis com softwares antigos.

Reprodução

publicidade

O código é mantido por Craig Wittenburg, um veterano da Microsoft que trabalha lá desde 1982, que copiou o código do gerenciador de arquivos do Windows NT 4 em 2007, mantendo-o em segurança, com leves adaptações desde então, antes de publicá-lo sob a licença MIT (permissão de uso comercial, modificação, distribuição e uso privado). Então se você está se sentindo nostálgico e gostaria de relembrar como era a computação há quase três décadas atrás, ou simplesmente está curioso, você pode entrar no GitHub e conferir o código-fonte desta relíquia da tecnologia.

Se você não é programador e só quer rodar o gerenciador jurássico, também é possível. É só baixar o arquivo no formato .zip nesta página e descompactá-la no seu PC.

publicidade