A Microsoft liberou os aplicativos do Office para os computadores com Chrome OS, do Google, neste fim de semana. A partir de agora, os usuários do Chromebook podem baixar versões do Word, Excel e PowerPoint em seus notebooks para editar documentos, planilhas e apresentações. Embora o download seja gratuito, a empresa exige uma assinatura do Office 365 para os dispositivos acima de 10,1 polegadas.

O Office disponibilizado para os computadores do Google é o mesmo da Play Store para Android. Ou seja, tratam-se de uma versão mais limitada se comparada aos aplicativos tradicionais dos PCs com Windows e Mac. Além disso, os programas trazem a mesma política de monetização das versões móveis, que exigem uma assinatura em aparelhos com telas grandes.

publicidade

Inicialmente, os apps estavam disponíveis apenas para aparelhos como o PixelBook, feitos pelo Google e com preço próximo a R$ 1 mil. No entanto, a suíte de produtividade começou a ser liberada para computadores da Samsung, Acer e outras fabricantes nos últimos dias, conforme publicou o site Chrome Unboxed.

Embora tenha anunciado a parceria com o Google no último ano, a medida da Microsoft não deixa de ser recebida com certa surpresa. Afinal, o Chrome OS é bastante popular nas salas de aulas, espaço que a Microsoft tenta conquistar agora com o Windows 10 S. Além disso, o Google sempre foi acusado de boicotar as plataformas da empresa rival, em especial o Windows Phone, que nunca recebeu aplicativos da gigante de buscas.

publicidade