A Microsoft anunciou mudanças importantes para o Microsoft Edge nesta quinta-feira, 6. Em breve, o navegador da empresa adotará o Chromium, que é o projeto de código aberto utilizado pelo Google Chrome e outros browsers disponíveis atualmente. Além disso, a companhia vai lançar o programa para o macOS e para o Windows 7 e 8.

De acordo com a Microsoft, a adoção do Chromium no Edge promete facilitar tanto a vida de usuários como de desenvolvedores. Para indivíduos comuns, a novidade fará com que o navegador do Windows seja compatível com a grande maioria das páginas da Internet. Já os desenvolvedores não terão que se preocupar em testar suas páginas para mais uma engine específica na web.

Inimaginável há alguns anos, a medida da Microsoft é uma mudança radical no histórico da empresa em relação aos padrões da internet. Desde o lançamento do Windows 95 e do Internet Explorer, a companhia sempre adotou padrões e motores próprios de renderização, sendo muito criticada por desenvolvedores de sites. Agora, a empresa passará não só a usar o código aberto do Chromium como também contribuir para o projeto, que beneficia outros browsers como Chrome, Opera, Brave e Vivaldi.

A adoção do Chrome também não significa que o Microsoft Edge se transformará em um clone do Chrome. Afinal, todos as funcionalidades e interface do navegador continuarão a ser desenvolvidos pela Microsoft, podendo seguir rumos bastante diferentes dos do Google. A empresa também garantiu que manterá o nome “Edge”, desmentindo rumores de que o browser seria completamente substituído por outro. Uma possível vantagem é a compatibilidade com extensões do Chrome, como acontece com outros browsers baseados no Chromium.

publicidade

Por enquanto, ainda não há uma previsão oficial para o lançamento do Microsoft Edge baseado em Chromium. A expectativa é que os testes sejam feitos ao longo de 2019 com os participantes do programa Windows Insider, que experimentam novidades do Windows 10 antes da versão final. Apesar do ineditismo em computadores, esta não será a primeira vez que a Microsoft trabalha com a base do Chrome: o Edge para Android já usa este motor.

Navegador chega a outras plataformas

Outra mudança importante anunciada pela Microsoft é que o Edge chegará também a mais sistemas operacionais de computadores. Em breve, usuários do Windows 7 e 8 poderão baixar o novo navegador como um aplicativo separado para os seus PCs. Isso também significa que a tendência é que o browser passe a ser atualizado mais rapidamente no Windows 10, não dependendo de updates do próprio sistema.

O Microsoft Edge também chegará ao macOS. Embora não comente isso oficialmente, é provável que a escolha de suporte ao MacBooks seja motivada pelos desenvolvedores que utilizam o sistema da Apple. Com isso, é possível que mais páginas acabem sendo testadas no Edge antes de serem lançadas.

Por fim, há de se observar como a mudança vai afetar o próprio Windows 10. Um das grandes barreiras para a entrada de navegadores na Microsoft Store era a obrigação de que os browsers utilizassem o motor do Microsoft Edge. Agora, com a adoção do Chromium, é possível que o Chrome e outras opções finalmente cheguem à loja.