A Microsoft parece ter desistido da ideia de começar a exibir avisos para que usuários evitassem fazer o download do Firefox ou do Chrome, que irritou algumas pessoas que faziam parte do programa de testes Windows Insider.

Quando questionado sobre o tema pelo site ZDNet, um representante da Microsoft afirmou que o aviso foi apenas um experimento que já foi cancelado. Ele começou a ser notado pelos usuários da compilação 17744 do Windows 10 para Insiders, mas uma nova atualização eliminou a função, que não estará presente na versão que será distribuída para o público em outubro.

publicidade

“Nós testamos essa funcionalidade apenas com Insiders. Os usuários continuam no controle e podem escolher seu navegador preferido. Estes avisos foram eliminados da nova compilação Insider do Windows 10. Eles não estarão na versão final da atualização de outubro, que deve ser liberada nas próximas semanas”, diz o comunicado. Vale notar que, para o público Insider, a atualização de outubro pode sair, na verdade, em setembro.

Muito provavelmente a mudança se deve ao incômodo causado aos usuários que simplesmente não querem usar o Edge e preferem usar outros browsers.

publicidade

Ao tentar abrir o instalador do Chrome ou do Firefox, o Windows mostrava janela aparece na tela dizendo: “você já tem o Microsoft Edge – o mais seguro e mais rápido navegador para Windows 10”.

Logo abaixo, o usuário tinha duas opções: abrir o Edge ou instalar o navegador rival mesmo assim. Havia também um link para as configurações do Windows, de onde era possível impedir que esse tipo de aviso volte a aparecer.