A Microsoft acabou com as esperanças de quem gostaria de ver jogos de realidade virtual no Xbox One. Segundo a empresa, não há planos de lançar óculos VR ou títulos nesse estilo para o console da marca no momento, como a Sony tem feito com o PlayStation VR. O foco seria no desenvolvimento do Windows Mixed Reality, criada para PCs.

Em entrevista ao site GamesIndustry.biz, o chefe de marketing da Microsoft, Mike Nichols, revelou a falta de interesse da empresa adicionar a VR ao Xbox. Segundo ele, a gigante não tem nenhum plano específico relacionado a realidade virtual e mista no console. A proposta seria continuar focando nas experiências de jogos na TV, deixando os computadores com esta nova área.

“Nossa perspectiva tem sido e continua sendo que o PC é provavelmente a melhor plataforma para um VR e MR mais imersivo. Como uma plataforma aberta, os computadores permitem interações mais rápidas”, disse o executivo. Nichols destacou ainda que já há diversas empresas investindo em hardware e títulos de realidade virtual para os PCs.

A última declaração da Microsoft contradiz o que o chefe da divisão de Xbox, Phil Spencer, prometeu no lançamento do Xbox One X. Na ocasião, o executivo disse que o novo console “foi construído especificamente para liderar a indústria para jogos em 4K e em realidade virtual de alta fidelidade”, conforme destacou o CNET. Spencer chegou até mesmo reforçar a informação de que o aparelho seria compatível com VR para o mesmo site.

publicidade

Seja lá qual for a decisão da Microsoft, a empresa já está atrás da Sony neste quesito. Ainda que timidamente, a companhia japonesa já oferece óculos de realidade virtual para o PlayStation 4 Pro. Na conferência da E3 deste ano, inclusive, a empresa destacou alguns lançamentos voltados para o segmento.