A Microsoft vem há bastante tempo abandonando os usuários das versões mobile de seu sistema operacional. Na semana passada, porém, a empresa deu o que deve ser o golpe final contra o sistema: ela anunciou, de maneira extremamente discreta, que não pretende lançar novas versões do Windows 10 Mobile para usuários do programa Windows Insider. 

O anúncio foi feito por um gerente de programa sênior da Microsoft, Brandon LeBlanc, que trabalhava na equipe do Windows Insider. Esse programa era dedicado aos usuários que queriam receber as versões beta das atualizações do sistema, apesar dos riscos envolvidos. LeBlanc falou em resposta a um usuário que perguntou a ele, por meio do Twitter, sobre novas versões para dispositivos móveis. “Nenhuma versão mobile está a caminho” foi a resposta do gerente, que pode ser vista abaixo:

Como os usuários do programa Windows Insider são os primeiros a receber as novas versões do sistema, o fato de que nenhuma versão do Windows 10 Mobile será enviada a eles indica que a empresa não está desenvolvendo nenhuma nova versão do sistema. Isso, segundo o MSPoweruser, efetivamente, confirma que a Microsoft deixou de trabalhar no seu sistema operacional para celulares. 

Por outro lado, de acordo com o Neowin, usuários que compraram celulares que receberam o Windows 10 Mobile ou vieram de fábrica com ele devem pelo menos continuar protegidos. Isso porque a Microsoft ainda lança atualizações de segurança para os dispositivos com alguma regularidade. Mas como o site aponta, a Microsoft só vende dois celulares com esse sistema operacional em sua loja online, e nenhuma das principais operadoras dos EUA têm esses aparelhos em estoque.