O Windows 10 está passando por um problema de ativação nesta quinta-feira, 8. A Microsoft confirmou o problema em seu fórum, após diversos relatos de usuários que tiveram problema para usar a versão Pro do sistema. A empresa afirma já estar trabalhando em uma solução para a falha, que afetou também internautas do Brasil.

De acordo com as queixas, diversos usuários se depararam com um aviso de que sua cópia do Windows 10 não estava ativada e que era necessário ir às configurações para fazer isso. Ao usar a ferramenta de solução de problemas, o sistema exibia uma mensagem de que a pessoa possuía uma chave para a versão “Home” ao invés da Pro, sendo necessário fazer o downgrade da plataforma.

Em resposta às queixas crescentes, a Microsoft confirmou que seus engenheiros já trabalham em uma solução para o Windows 10 Pro. Segundo a marca, a origem do problema está relacionada aos servidores de ativação de licenças da empresa e as regiões afetadas seriam o Japão, a Coreia, as Américas, entre outras.

A empresa disse ainda os usuários não precisam fazer nada, por enquanto, e que devem continuar usando os seus PCs normalmente. A previsão é que a correção seja liberada em até dois dias úteis. De qualquer forma, quem estiver receoso pode fazer um backup da sua chave do sistema, embora a empresa diga que isso não é necessário.

publicidade

O problema de ativação do Windows 10 chega poucas semanas depois de a empresa enfrentar outro problema com o sistema. A Atualização de Outubro fez com que alguns usuários perdessem arquivos armazenados nas bibliotecas da plataforma. Diante disso, a empresa suspendeu a liberação do update temporariamente.