Embora não receba mais novidades, o Windows Phone tem algumas versões que ainda recebem correções e atualizações de segurança da Microsoft. No entanto, isso está prestes a mudar: a companhia anunciou que encerrará o suporte total ao sistema em dezembro. Isso significa que os usuários que ainda estiverem na plataforma ficarão vulneráveis a ataques e brechas descobertas após essa data.

Lançado em outubro de 2017, a versão 1709 foi a última atualização do Windows 10 Mobile. No entanto, com a aproximação do período de dois anos após a liberação do update, a Microsoft anunciou que o suporte à plataforma se encerrará no dia 10 de dezembro. Ou seja, os usuários tem poucos meses para migrar para o Android ou iOS.

De acordo com a publicação do MSPowerUser, o anúncio feito pela Microsoft significa que a empresa deixará de monitorar novos problemas e vulnerabilidade para a plataforma. Além disso, é possível que outras companhias acompanhem a gigante e deixem de atualizar os [poucos] aplicativos disponíveis no sistema ou retire-os da loja.

Lançado em 2010, o Windows Phone foi uma tentativa da Microsoft de conquistar relevância no mercado de smartphone e rivalizar com o Android e iOS. A plataforma chegou a conquistar uma fatia do mercado após ser adotada pela Nokia em seus smartphones Lumia. No entanto, a falta de suporte por parte dos desenvolvedores e as frequentes mudanças bruscas no projeto minaram de vez as chances de sucesso do sistema.