A Microsoft anunciou novos ícones para os aplicativos do Office nesta quinta-feira, 29. Em breve, programas como Word, PowerPoint e Excel ganharão novos botões com um visual bastante simplificado e colorido. As novas figuras deverão chegar para as versões do Windows, Android, iOS, Mac e Web gradualmente.

De acordo com a Microsoft, os novos ícones do Office manterão a clássica diferenciação dos programas através de cores fortes. No entanto, ao invés de serem padronizados como os atuais, cada ícone terá um formato diferente que destaque uma característica do software ao qual representa. As letras foram mantidas, mas estas encontram-se separadas do restante da figura para criar efeitos de profundidade.

ReproduçãoEsta é a primeira vez que a Microsoft muda o padrão dos aplicativos do Office em cinco anos. Em 2013, a empresa adotou um visual mais simples e sem transparências que se adaptavam melhor ao design do Windows 8 e o Xbox One na época. Agora, segundo a empresa, a ideia é que os botões representem as mudanças recentes na empresa.

publicidade

Nos últimos meses, a Microsoft tem testado o uso do Fluent Design em seus programas do Office. O novo padrão visual do Windows 10 usa bastante a transparência, efeitos de profundidade, cores e luzes para destacar elementos da tela. A empresa, inclusive, tem liberado algumas dessas mudanças para o usuários do Office Insider, incluindo uma simplificação da barra de ferramentas do Outlook.

Mudança nos ícones do Windows 10?

Em seu vídeo de divulgação, a Microsoft pode ter entregado que o redesenho do Office pode chegar também ao Windows 10. Em um trecho da gravação, é possível ver que outros aplicativos do Menu Iniciar ganharam um padrão visual similar ao que foi apresentando e se distanciaram dos traços minimalistas da atualidade.

ReproduçãoPor enquanto, a empresa ainda não confirmou se o Windows 10 ganhará novos ícones junto com o Office. Entretanto, é possível que isso seja revelado na primeira metade de 2019. Afinal, a empresa libera uma atualização do sistema nessa época e faz a sua tradicional conferência de desenvolvedores em entre abril e junho.