A Microsoft anunciou, na virada desta segunda para terça-feira, seu novo Surface Go, versão menor e mais barata de sua linha de notebooks. O aparelho pesa cerca de 500 gramas, roda Windows 10 em uma tela de 10 polegadas e custa a partir de 400 dólares, praticamente metade do preço do Surface Pro — e, ao menos nos EUA, pouco mais caro do que o iPad de entrada.

Bem como seus principais rivais, os iPads mais recentes com telas maiores, o aparelho pode ser acompanhado de uma caneta, a Surface Pen, com 4.096 níveis de sensibilidade à pressão. A ideia é que ele sirva não apenas como um notebook ou um tablet, mas também como um caderno de anotações ou uma tela para desenhar. O display tem proporção 3:2 e resolução de 1.900 x 1.200 pixels.

publicidade

Por dentro, nada de processadores Qualcomm ou com arquitetura Arm. O Surface Go usa um Intel Pentium Gold 4415Y de sétima geração, um dos poucos chips da Intel ainda dedicados a dispositivos móveis. O modelo foi anunciado no meio do ano passado e, segundo a página de especificações da fabricante, tem frequência base de 1,6 GHz.

publicidade

O tablet da Microsoft vem em versões com 4 ou 8 GB de memória RAM, que oferecem, respectivamente, 64 GB (eMMC) ou 128 GB (SSD) de capacidade de armazenamento. Ambos os modelos rodam o Windows 10 S, que só é compatível com aplicativos da Microsoft Store — mas é possível mudar para a versão completa do sistema sem custo.

publicidade

O preço sugerido de 400 dólares vale para a versão básica, com configurações mais modestas e sem nenhum acessório. A edição com mais memória RAM e armazenamento mais rápido custa 550 dólares, enquanto a capa preta com teclado é vendida por 100 dólares, mesmo preço da Surface Pen.

O Surface Go começa a ser vendido nos EUA nesta terça-feira,mas só deve chegar mesmo no dia 6 de agosto. Ainda não há data de lançamento definida para o Brasil.

publicidade