Você aperta o botão de ligar o computador. Nada acontece. Aperta de novo. Nada ainda. Começa a bater o pânico. Será que ele “morreu”? Você já começa a pensar na dor de cabeça e no dinheiro que vai precisar gastar para resolver o problema.

Mas não se desespere ainda. Se o seu computador não liga, há alguns probleminhas básicos que podem ser responsáveis por isso. Vale a pena conferir se não são eles que estão causando sua preocupação antes de enviá-lo para a assistência técnica – que no final das contas pode dizer que o problema era outro e te cobrar ainda mais caro.

A seguir, listamos seis medidas que você pode tentar, caso seu computador não ligue, antes de gastar dinheiro para consertá-lo. Por mais que elas pareçam simples, vale a pena testar todas antes de se despedir do seu PC. Veja:

Reprodução

publicidade

1) Confira se dá qualquer sinal de vida

A primeira etapa é verificar se o computador nem mesmo liga, ou se liga mas não mostra imagem. Para isso, é necessário ficar de olho para qualquer sinal que ele dê. Por exemplo, verifique se alguma luz se acende quando você liga ele, ou coloque o ouvido próximo para verificar se ele faz barulho. Se esse for o caso, pode ser um problema do monitor, dos cabos ou da saída de vídeo. Senão, o mais provável é que se trate de uma questão relacionada a energia.

2) Verifique se ele tem energia

Pode parecer uma dica besta, mas confira se o computador está de fato ligado na tomada. Se for um notebook, experimente plugá-lo para garantir que o problema não seja falta de bateria mesmo. Se o seu computador tiver uma fonte (aquele “tijolinho” que faz parte do cabo), confira se ela está bem conectada, e faça o mesmo com a do seu notebook.

Reprodução

3) Dê uma olhada nos conectores de imagem

Se o computador recebe energia mas não mostra nada, pode ser também um mau contato dos cabos que levam informação até o monitor. Encontre o conector de imagem do monitor e reforce a conexão dele nas duas pontas. Se for um notebook, experimente ir abrindo lentamente a tela e veja se ele de repente não se acende em algum ângulo. Tente também conectá-lo via cabo HDMI ou semelhante a outro display, para ver se o problema não está na tela.

4) Tente ligá-lo em outro lugar

Se ele não estiver nem mesmo recebendo energia e o problema não é da bateria ou dos cabos, pode ainda ser da sua tomada. Tente ligar outro aparelho naquela tomada para ver se ele funciona, e tente também ligar o computador em outra tomada. Se estiver usando uma régua ou algo do tipo, tente removê-la e ligar o PC direto na tomada para ver o que acontece. No caso de um notebook, pode ser ainda um problema da bateria específica que você está usando. Se possível, tente trocá-la para ver se ele liga.

 Reprodução

5) Abra ele e dê uma limpada

Nada disso resolveu? Ainda vale a pena abrir o computador e dar uma limpada lá dentro. PCs costumam acumular muita poeira com o tempo, e é possível que essa poeira tenha causado algum mau contato. Limpe os componentes usando um pano que não solta fiapos, e confira a firmeza dos principais conectores. Se você tem uma placa de vídeo dedicada, garanta que ela está bem encaixada à placa-mãe – o mau contato pode estar aí também. Verifique com cuidado também as ligações entre a fonte e os diversos componentes, especialmente o HD (ou SSD) e a placa-mãe.

6) Fique esperto com a garantia do aparelho

Você já tentou tudo isso e nada resolveu? Infelizmente, agora pode ser a hora de falar com a assistência técnica. Lembre-se de que o seu computador deve ter garantia da loja onde você o comprou, da fabricante ou dos dois: confira quais ele tem e se elas ainda cobrem o problema. De qualquer maneira, a fabricante e a loja são os melhores locais para se informar caso o problema não se resolva.