Duas semanas após o lançamento, o iOS 12 está sendo instalado mais rapidamente em dispositivos da Apple do que o iOS 11, mas ainda não chegou a metade dos iPhones e iPads pelo mundo.

É o que indica um relatório da Mixpanel, que compilou números de atualização do iOS 12 desde o lançamento da nova versão do sistema móvel. Atualmente, a plataforma está atualizada em 46,25% dos dispositivos da Apple, enquanto o iOS 11 segue sendo o mais usado, presente em 46,57% dos aparelhos.

publicidade

Apesar de ainda não superar o antecessor, o iOS 12 está sendo adotado mais rapidamente do que o iOS 11, que estava em 38,5% dos dispositivos duas semanas após o seu lançamento, segundo dados da Mixpanel.

A Apple ainda não divulgou números oficiais de adoção do iOS 12, então é provável que exista alguma diferença entre a análise da Mixpanel e a da Apple. De qualquer forma, o fato do iOS 12 estar sendo instalado mais rapidamente do que o iOS 11 mostra que a Apple acertou na atualização do sistema móvel.

publicidade

Quando lançado, o iOS 11 sofria com diversos bugs, o que fez a Apple rever a política de atualização da plataforma e priorizar melhorias de desempenho e estabilidade em vez de adicionar novos recursos. Segundo relatos de usuários do sistema, a estratégia deu certo: iPhones e iPads antigos ganharam velocidade para abrir recursos como o teclado físico e a câmera, por exemplo, melhorando a experiência de uso.

Como consequência, usuários estão mais abertos a instalarem o iOS 12 do que a versão anterior, retomando níveis de adoção vistos em 2016 com o iOS 10. Na época, ele demorou duas semanas para chegar a 48,16% dos iPads e iPhones do mundo.