As bolsas americanas não estão numa boa fase. O índice S&P 500 viu zerar os ganhos acumulados ao longo do ano nesta semana, e as grandes culpadas por isso são as empresas de tecnologia, que passam por uma desvalorização forte nas últimas semanas.

As ações “FAANG”, sigla usada para denominar as gigantes do setor (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google), já perderam, em conjunto, US$ 1 trilhão em valor de mercado quando comparamos os preços atuais dos papéis com a máxima atingida nas últimas 52 semanas.

publicidade

O Facebook é a empresa que mais tem sofrido nos últimos tempos, e não é difícil de entender o motivo. A empresa tem acumulado escândalos desde que se descobriu que russos usaram a plataforma para tentar interferir nas eleições presidenciais dos EUA em 2016; desde então houve o caso Cambridge Analytica, o vazamento de dados pessoais dos usuários e tantos outros problemas. Os papéis da rede social apresentam queda de quase 40% na comparação com sua máxima das últimas 52 semanas.

Já a Apple tem outros problemas para se preocupar. Apesar de ter anunciado números impressionantes durante mais um trimestre, o mercado reagiu negativamente a uma matéria que diz que a empresa reduziu os pedidos de produção dos novos iPhones XR, XS e XS Max, o que poderia ser indício de encalhe dos aparelhos. As quedas têm se acumulado nas últimas semanas, e a empresa já perdeu 20% do valor na comparação com sua máxima do ano, o que significa que a Apple perdeu o status de empresa “trilionária” após ser a primeira companhia de capital aberto a atingir o valor de mercado de US$ 1 trilhão em outubro.

publicidade

A Amazon, por sua vez, viu suas ações desvalorizarem 25,4% na comparação com a máxima das últimas 52 semanas desde que anunciou previsões para o último trimestre que ficaram abaixo das expectativas, enquanto Google e Netflix acabaram acompanhando a negatividade do mercado com as gigantes do setor de tecnologia.