Um levantamento feito pelo site Reclame AQUI apontou que o marketplace da Americanas.com foi a campeã de reclamações da Black Friday 2018. Os números foram obtidos a partir de um consolidade feito pela página, entre os dias 21 de novembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019. 

Das 97.281 reclamações registradas pelo site, o marketplace da Americanas.com respondeu por pouco mais de 9% (8.826) do total. O segundo lugar ficou com a loja online do Carrefour, com 2,9% (2.911), com o e-commerce do Magazine em Luiza em terceiro 2,89% (2.280). Completando as cinco primeiras posições, temos ainda o marketplace do Submarino na quarta colocação, com 2,85% (2.778) e o e-commerce esportivo Netshoes em quinto, com 2,82% (2.751) (confira abaixo a relação completa).  

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Atraso na entrega é o principal motivo das reclamações

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Dado o grande movimento de pedidos gerados na Black Friday, mais uma vez, o atraso nas entregas liderou o ranking de principais motivos de queixas. Esse fator respondeu por 33% do total de reclamações, um número muito a frente do segundo colocado – propaganda enganosa – que teve 3,7%, seguido estorno do valor pago (3,2%), troca / devolução de produtos (2,9%) e produto errado (2,7%).  

Já entre os produtos que mais sofreram reclamações, os smartphones lideram o levantamento do Reclame AQUI, com 9,9% do total. Os televisores ocuparam a segunda colocação, com 5%, seguido pelos tênis (3,4%), geladeiras / refrigerador (3,1%) e móveis (3%).

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“A Black Friday não termina depois do dia das ofertas. Muito pelo contrário. O volume de reclamações depois da data é muito maior do que durante nosso monitoramento, porque é quando começam os problemas sobre atraso na entrega ou produtos errados”, diz Felipe Paniago, diretor de operações do Reclame AQUI. 

 

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