Se ver um avião do tamanho do Antonov An-225 Mriya (o maior do mundo em atividade) decolar parece inacreditável para você, prepare-se para conhecer o Stratolaunch. Trata-se de uma aeronave de 226 toneladas que, quando pronta, deve tomar para si o título de maior do mundo.

O avião está sendo montado pela nova empresa de Paul Allen, cofundador da Microsoft. O milionário divulgou nesta semana (via Engadget) um vídeo que mostra o mais recente teste no solo do Stratolaunch. Nele, a aeronave alcançou 74 quilômetros por hora sem sair do chão.

publicidade

Em um teste anterior, o avião alcançou apenas 45 km/h, o que mostra um claro progresso no seu desenvolvimento. Com mais de 117 metros de envergadura entre as asas, o desafio é fazer o gigante ganhar aceleração suficiente para que seja finalmente capaz de decolar, o que ainda não aconteceu.

Além disso, a equipe que realiza os testes conseguiu manobrar e frear o Stratolaunch em solo, o que também é um feito inédito. A aeronave ainda precisa passar por mais testes e, com sorte, ganhar mais poder de aceleração até que possamos vê-la nos ares. A ideia é que o avião esteja pronto em 2020.