Um manuscrito assinado por Ada Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo, foi leiloado no Reino Unido nesta semana por 95 mil libras, equivalente a 465 mil reais, segundo o The Guardian. Publicado em 1843, o livro é uma tradução feita por Lovelace de um artigo sobre os planos de Charles Babbage para criar uma máquina computacional. As páginas contêm, além do texto, diversas anotações e explicações escritas pela pioneira – incluindo um algoritmo considerado por muitos o primeiro programa de computador da história.

O matemático inglês Babbage é conhecido como o inventor da Máquina Analítica, precursora dos computadores modernos. A história diz que ele e Lovelace trocaram correspondências durante o desenvolvimento do projeto, e o programa escrito por ela poderia, em tese, ser usado no equipamento para calcular os chamados números de Bernoulli. A Máquina Analítica nunca chegou a ser construída, mas o algoritmo ficou registrado entre as anotações do livro, identificado pelo longo nome “Sketch of the Analytical Engine Invented by Charles Babbage”.

Diagrama do algoritmo nas páginas de um dos exemplares do livro (Foto: Sophia Rare Books)

publicidade

Ada Lovelace nasceu em 1815 e é filha do poeta romântico Lord Byron. Sua importância para a computação é hoje inegável, mas “até recentemente, sua história como grande matemática era pouco conhecida”, conforme explicou a autora Kate Pankhurst ao The Guardian. “Por isso é empolgante ver o trabalho dela chamando tanta atenção.”

O livro leiloado traz a inscrição “Lady Lovelace” na primeira página e ainda contém algumas anotações atribuídas a William King, possivelmente o dono original do item. A obra foi arrematada por um comprador anônimo.