A Liga espanhola de futebol – ou La Liga – foi multada em 250 mil euros pela Agência Espanhola de Proteção de Dados, um ano depois de admitir que seu aplicativo móvel estava espionando os telefones de alguns usuários, na tentativa de descobrir se eles estavam assistindo a partidas de forma ilegal.

O aplicativo, que deve dar aos fãs uma maneira de verificar pontuações, agendas e notícias, também pode rastrear os locais dos usuários e ativar seus microfones remotamente. A La Liga admitiu abertamente, em um comunicado de junho de 2018, que eles implementaram esse recurso especificamente para rastrear fluxos ilícitos via telefones Android na Espanha.

publicidade

Ao conceder a multa, a Agência de Proteção de Dados determinou que eles violaram várias leis da UE sobre transparência e consentimento. Enquanto o rastreamento de localização e a espionagem de microfone foram incluídos nas permissões do aplicativo, não havia nenhuma indicação nos telefones dos usuários sobre quando esses dados estavam sendo coletados.

Quatro milhões de pessoas na Espanha usam esse aplicativo, de acordo com a Telecompaper. Em um comunicado ao El País, a liga de futebol expressou desapontamento com a decisão e acusou os reguladores de não entenderem corretamente a tecnologia envolvida. Ela ainda argumentou que pediram permissão aos usuários por duas vezes pelo aplicativo e que não armazenou nenhum áudio real, apenas uma “impressão digital de áudio”, o que significa que as vozes humanas não poderiam ser decifradas.

publicidade

Ainda assim, os reguladores não estavam convencidos de que os usuários do aplicativo sabiam o que estavam autorizando. Apesar de apelar da multa, a La Liga planeja remover o recurso de microfone de seu app até o final do mês.

 

publicidade

Via: Engadget