Ontem (17), a Lenovo compartilhou um vídeo promocional do celular dobrável da Motorola, o RAZR V4. O teaser de 30 segundos foi compartilhado com membros da imprensa durante uma entrevista coletiva. No entanto, parece que a empresa (que é controladora da Motorola) usou o vídeo de um internauta como se fosse seu. Isso porque a filmagem consiste em uma união do render criado pelo técnico e youtuber Waqar Khan que, afirma não ter dado permissão à Lenovo para usar as imagens que ele criou. 

As imagens parecem ter várias renderizações, que foram vistas pela primeira vez em um vídeo intitulado “Motorola RAZR 2019 — Introdução e Primeira Olhada!”. Ele foi publicado no YouTube por Wagara Khan no dia 9 de fevereiro deste ano. Muitas das imagens no vídeo “oficial” são idênticas às do youtuber — até a marca d’água de Khan aparece na gravação que a Lenovo compartilhou em sua conta oficial no Twitter. O fato mais polêmico até aqui é que a filmagem termina com o logotipo da empresa, fazendo com que o conteúdo pareça ser de autoria da companhia.

publicidade

“Eles usaram isso sem a minha permissão”, disse ele no Twitter. “Eu não sei o que está acontecendo, cara.”

De qualquer forma, não está claro se há realmente um Motorola RAZR dobrável a caminho. Uma patente para o tal dispositivo surgiu no início deste ano. Isso provocou rumores de que a chegada do aparelho poderia estar próxima. Em janeiro, o The Wall Street Journal divulgou um retorno em andamento do RAZR, com preço estimado de US$ 1.500. No mês passado, imagens supostamente vazadas do dispositivo foram divulgadas na internet.

publicidade

Então, a pergunta que fica é: a Lenovo usou um render feito pelo youtuber porque lançará o RAZR ou apenas se aproveitou da situação para fazer barulho e atiçar o lado emocional do mercado? Pelas imagens, quando o smartphone está fechado, ele tem uma aparência bem, digamos, nostálgica — saudades, V3.