Quem lembra do velho e bom Windows Phone e o Windows 10 mobile que a própria Microsoft enterrou? Bons tempos dos Smartphones Lumia, que tinham um funcionamento fluido, ótimas telas e excelentes câmeras.

Bom, já que não adianta chorar, podemos matar a saudades da interface do Windows 10 mobile com o Launcher 10, um app gratuito que deixa o seu Android exatamente com a cara do antigo sistema operacional da Microsoft.

O app é muito simples de usar e muito leve. Após ser executado, seu Android já transforma todos os atalhos de aplicativos que estavam na tela inicial, e subsequentes também, nos famosos “tiles” ou blocos que já ficam encaixados em colunas e linhas.

Reprodução

publicidade

E o funcionamento também é idêntico ao Windows 10 mobile, para você matar a saudade em detalhes. Os blocos podem ser movidos e posicionados no local que você desejar e também podem ser alterados de tamanho para tudo ficar simétrico. Quanto aos widgets que você já usava no Android, pode ficar tranquilo: eles podem ser colocados da mesma maneira do Android, clicando e mantendo a tela pressionada. Então basta escolher a opção “Widgets” e fixar a função desejada.

E arrastando a tela para a direita você verá a lista de apps por ordem alfabética. Enfim é um launcher que, além de ser nostálgico, ainda facilita a usabilidade. Porque, convenhamos, a interface do Windows 10 mobile era bastante simples de usar, não acham?

O Launcher 10 é gratuito, mas se você quiser usar a função Live tiles, que eram os blocos dinâmicos que forneciam informações dos aplicativos em tempo real, será preciso comprá-lo. Mas já é possível matar a saudade e deixar seu Android com a cara limpa do Windows 10 Mobile sem gastar dinheiro para isso.

Clique aqui para baixar o Launcher 10