Lasso: esse é o nome da nova tentativa do Facebook para reconquistar o público adolescente, que tem abandonado a rede social mês após mês. Isso porque ele permite que o público crie e compartilhe vídeos curtos, a exemplo do “falecido” Vine e também do TikTok, hoje o maior concorrente do novo aplicativo.

Segundo a descrição, o Lasso é um app que “facilita para qualquer um criar e compartilhar vídeos curtos, com diversos filtros e efeitos divertidos”. Utilizando a câmera no aplicativo, o usuário pode filmar e editar “vídeos de alta qualidade”. E, com ferramentas de edição, inserir todos os filtros, adesivos e sobreposições de texto necessárias para fazer o vídeo parecer legal o suficiente para as crianças.

publicidade

Para competir com o popular TikTok, hoje o 28º app mais baixado no Google Play, o Lasso fará uso de sua extensa biblioteca de músicas, especialmente desde que o Facebook assinou acordos com muitas das maiores gravadoras. Mas a rede social também quer ir além dos vídeos de sincronia labial, encorajando seus usuários a criarem desde peças de comédia até vídeos relacionados à beleza.

Para criar uma conta nele é simples. Basta usar o login do Facebook ou Instagram e, claro, conceder as permissões habituais. Depois, você pode fazer um tour em todos os vídeos que já estão na plataforma. Ou ainda fazer pesquisas por meio de hashtags, que podem ser bem úteis para descobrir coisas novas. No mais, quando o usuário começar a criar vídeos, também poderá compartilhá-los na sua timeline (linha do tempo) do Facebook.

publicidade

O único “porém” da coisa toda é: o Lasso ainda não está liberado no Brasil, apenas nos EUA. Ele estará disponível para Android e iOS.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login