Um homem foi preso em Nova York acusado de sequestrar e roubar a carteira virtual de sua vítima. De acordo com a delegacia de Manhattan, o criminoso teria entrado no apartamento da vítima, obtido acesso à sua carteira de moedas virtuais, e então transferido um total de US$ 1,8 milhão (R$ 5,99 milhões) em ether (a criptomoeda da rede Ethereum) para sua própria carteira virtual.

Louis Meza, o suposto assaltante, teria marcado um encontro com sua vítima – que era alguém que ele conhecia – no dia 4 de novembro. Após o encontro, ele teria insistido em chamar um carro para a vítima. Pouco depois de entrar no carro, a vítima foi abordada por um homem que estava escondido lá dentro. Esse homem exigiu que ele entregasse seu celular, carteira e chaves de casa.

publicidade

Em seguida, o homem teria dado as chaves a Meza, que usou-as para entrar no apartamento de sua vítima. Imagens de circuito de segurança mostraram o acusado entrando no apartamento e depois saindo com uma caixa que, acredita-se, continha a carteira virtual da vítima. Outros registros dão conta de que Meza, pouco depois, teria transferido o valor em ether para sua própria carteira virtual.

Acusações

publicidade

Além de ser acusado de sequestro, roubo e uso criminoso de arma de fogo, Meza também está sendo acusado de posse criminosa de propriedade roubada e invasão de computador, segundo o Engadget. Trata-se, como o site sugere, de um crime bastante peculiar, com aspectos tanto virtuais quanto físicos. 

Como o próprio delegado nota, porém, crimes desse tipo devem se tornar “cada vez mais comuns conforme os valores das criptomoedas continuam a subir”. “Hackers, vazamentos de dados e fraude não são as únicas ameaças à riqueza de um indivíduo”, disse o delegado Cyrus Vance Jr. “Esse caso demonstra a intersecção cada vez maior entre cybercrimes e crimes violentos”, concluiu.