A Konami surpreendeu a todos na última terca-feira (11), durante a E3, com o anúncio do lançamento da TurboGrafx-16 Mini (conhecida como PC Engine Mini no Japão e como PC Engine Core Grafx Mini na Europa). O videogame começará a ser vendido, inicialmente, no Japão e depois nos EUA e Europa. 

E é isso que chama a atenção, uma vez o console em questão teve um relativo sucesso no Japão, com cerca de 8 milhões de unidades vendidas. Mas foi um fracasso retumbante nos EUA, com apenas 2,5 milhões de aparelhos comercializados. Para efeito de comparação, seus principais concorrentes no mercado de 16 bits, o Mega Drive (Sega) e o Super NES (Nintendo), venderam, respectivamente, 43 e 49 milhões de unidades. 

publicidade

De qualquer forma, o preço e data de lançamento ainda não foram anunciados, mas Konami revelou seis jogos (lista abaixo) para as versões americanas e europeias do sistema HDMI plug-and-play, sendo que mais titulos serão anunciados no futuro:

  • R-Type
  • New Adventure Island
  • Ninja Spirit
  • Ys Book I & II
  • Dungeon Explorer
  • Alien Crush

A edição japonesa teve uma lista um pouco diferente de jogos até agora, incluindo os clássicos como Super Star Soldier, PC Kid (a.k.s Bonk’s Adventure), e Castlevania: Rondo of Blood (que mais tarde foi transferido ao SNES como Dracula X). Versões desses jogos podem chegar a outras regiões, mas ainda não foram anunciadas.

publicidade

Japão e Europa também possuem um design diferente para o próprio case do sistema, com o nome de Squarish PC Engine, enquanto consumidores do EUA ainda possuem o grande e retangular design do TurboGrafx.

A Konami disse que todas as versões do sistema incluirão funções padrão, como salvamentos rápidos, linhas de varredura CRT simuladas virtualmente e a exibição original da proporção 4:3. Um multitap opcional também estará disponível para permitir a reprodução simultânea de cinco jogos.

publicidade

O último sistema HDMI retro plug-and-play segue uma tendência que agora inclui edições em miniaturas do NES, Super NES, PlayStation e Neo Geo, com um licenciado Genesis Mini (o Mega Drive nos EUA) chegando em setembro. Muitos dos jogos desses sistemas, serão relançados de inúmeras formas, para diferentes plataformas ao longo dos anos. Por outro lado, o TurboGrafx só foi relançado em massa como parte do Virtual Console, nas coleções para Wii e Wii U. O hardware e software original do videogame em questão também podem valer muito no mercado de segunda mão atualmente.

A Konami ganhou o controle de uso do TurboGrafx / PC Engine em 2011, com a compra da Hudson Soft, que projetou o sistema original no final dos anos 80 (com a fabricação licenciada para a NEC).

publicidade

Fonte: ARS TECHNICA