Ferramentas que permitem que os usuários sem muito conhecimento técnico possam criar aplicativos para smartphones, tablets e sites não são novos. Mas, nos últimos tempos, as propostas são cada vez mais sofisticadas e podem gerar produtos cada vez mais robustos e de qualidade.

Estamos falando do Kodular , um aplicativo no qual os criadores já tem experiência, porque é uma evolução do Makeroid, uma plataforma baseada na App Inventor, criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

publicidade

E a evolução do Makeroid ganhou o nome Kodular, agora sob a gestão de uma empresa holandesa, mas a abordagem é a mesma do seu predecessor. Continua sendo um serviço gratuito e de código fechado.

-> 40 aplicativos grátis (ou não) que você precisa experimentar para Android e iOS

publicidade

Criar aplicativos com o Kodular é tão simples quanto arrastar ícones

A Kodular se orgulha de ter 90 mil usuários ativos, com mais de 220 mil projetos de aplicativos, que são utilizados por mais de 600 mil pessoas todos os dias.

Sua operação é muito simples, pois para criar aplicativos basta apenas arrastar “componentes” (os elementos visuais básicos de qualquer aplicativo, a interface e campos de digitação, por exemplo) começando do zero, ou seja, a partir de uma tela em branco.

publicidade

Reprodução

Esses componentes podem ser caixas de texto, botões laterais ou flutuantes em um menu. Para entender tudo isso, é ideal passar por suas páginas de ajuda para iniciantes .

publicidade

Além disso, as aplicações nascidas da Kodular, possuem uma aparência agradável, pois os componentes usam o estilo das instruções da Material Design, uma linguagem para projetar interfaces desenvolvida pelo Google.

Alguns desses componentes são visuais e permitem interação , enquanto outros, não visíveis, são responsáveis por obter dados dos dispositivos, notificar alterações, etc.

A segunda parte, que dá sentido a esses componentes, são os “blocos “. Esses elementos são encarregados de fazer a comunicação entre todos os comandos, por meio da interação do usuário, como exemplos, responder a estímulos, ações e gerar eventos.

O exemplo que eles dão nos tutoriais do Kodular descrevem bem os “blocos”. O que o aplicativo deve fazer quando o usuário clica em um botão? A quais dados devo ter acesso? Os blocos são responsáveis por tudo isso.

No futuro, os criadores do Kodular querem apoiar o desenvolvimento de aplicações para o iOS , que vai ser mais interessante ainda, pois isso fará do Kodular um sistema de desenvolvimento multiplataforma, expandindo o universo de criação de apps para muito mais usuários que têm ideias para criar um aplicativo, mas não o fazem por não ter todo o conhecimento de uma linguagem de programação.