Nesta quarta-feira (19/6), a Kano anunciou uma parceria com a Microsoft e revelou seu primeiro computador “faça-você-mesmo” com Windows 10. O novo kit continuará seguindo os padrões de ser um PC que qualquer um consegue construir.

Para aqueles que não são familiares com a Kano, a empresa vende componentes separados do PC, tendo como público alvo principal as escolas. A ideia é que crianças possam construi-lo por si mesmas e aprender sobre programação, artes e muito mais.

publicidade

Reprodução

No caso do novo computador com Windows 10, o kit para monta-lo virá com uma tela sensível ao toque de 11,6 polegadas – de resolução ainda não revelada – um processador quad-core Intel Atom x5-Z8350 de 1,44 GHz, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, expansivel por meio de um slot microSD.

publicidade

Resumindo, ele é um computador justo, principalmente devido ao seu preço de $299 dólares, cerca de 1.200 reais. O Kano PC também terá muitas portas, incluindo uma HDMI, duas USBs – uma de 2,0 e outra de 3,0 – e, felizmente, uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm. Ele também vem com um novo modelo de teclado que, à primeira vista, parece ser muito melhor do que o modelo que acompanhava os computadores Kano anteriores.

publicidade

O passo a passo para construção do PC é explicado através de um livro educativo, inspirado em manuais que acompanham brinquedos da marca LEGO. Fora isso, algumas das peças também são substituíveis, o que garante que professores não precisem comprar um novo sistema completo, caso o alto-falante ou a bateria falhem.

“Este é o processo mais complexo de desenvolvimento de produtos que fizemos até agora”, disse Alex Klein, co-fundador e CEO da Kano, ao Engadget. Não foi apenas o design físico – que exigiu um monte de peças personalizados – que ofereceu um desafio. Na verdade, para se tornar um parceiro da Microsoft e usar o Windows, a empresa teve que passar por uma série de testes, como de privacidade, controle parental, licenciamento, fornecimento e outros.

publicidade

No entanto, apesar de todos os procedimentos, ser um parceiro Windows tem muitas vantagens, como poder utilizar o pacote Office e ter uma utilidade maior e mais segura em salas de aula. Um dos objetivos da Kano, inclusive, era fazer com que o kit não fosse um segundo aparelho durante o aprendizado.

Reprodução

“Em vez de sugerir que você tenha que comprar um computador baseado em Raspberry Pi e colocá-lo no canto da sala de aula e também ter seus computadores com Windows ou Chromebooks pelo resto do tempo, [nós estamos] tentando unificar isso em uma única experiência”, disse Klein. “Você obtém um computador que faz as funções normais e também é esta experiência de construção e programação de códigos”.

As empresas dizem que vão apoiar os clientes com “centenas de horas” de conteúdo de Ciência da Computação. Além disso, a Kano preparou um aplicativo “exclusivo”, chamado How Computers Work, que ensina aos usuários exatamente o que acontece quando eles tocam em uma tecla, na tela ou falam no microfone. Ele será acompanhado pelo Kano App, que já está repleto de atividades de codificação, como Minecraft: Education Edition, além de possuir o Slack, rival do Microsoft Teams, entre outros softwares.

“As pessoas querem um computador real”, disse Klein. “Eles querem ter um dispositivo que possa rodar Netflix, um dispositivo que pode rodar Fortnite, um dispositivo que é comparável aos mais caros, mesmo que eles o estejam comprando por menos de 300 dólares”.

Klein ainda compara o PC com a experiência de andar de bicicleta de rodinhas, dizendo que eventualmente os propietários sairão do aprendizado básico de software e poderão ir para aplicativos criativos e mais funcionais, como o Photoshop, porque o novo sistema operacional permite isso.

O PC Kano com Windows 10 está disponível em pré-venda por $299 dólares nas lojas virtuais Kano.me e na Microsoft Store. No dia 21 de outubro, ele também ficará a venda em lojas físicas nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Via: Engadget