Natural de Andorra, um pequeno país entre a França e a Espanha, David Aguilar é um jovem que decidiu usar a criatividade para superar uma limitação física: nascido sem o braço direito devido a uma condição genética, aos 18 anos ele construiu seu próprio braço mecânico usando peças de Lego.

O jovem veio ao Brasil para participar da segunda edição do Let’s Go Festival, evento sobre tecnologia e inovação na educação que acontece em Curitiba entre os dias 3 e 4 de Setembro. David compartilhou sua história de superação, mostrando que com um pouco de inventividade tudo é possível.

A primeira versão de seu braço mecânico, chamada de MK1 em homenagem às várias iterações da armadura do Homem de Ferro, foi construída em 2017. Atualmente David está na quarta versão, a MK4, que usa um sistema de pistões e motores para levantar e abaixar o braço e abrir e fechar a mão.

publicidade

Um projeto complexo como a MK4 leva nove horas para ser montado, e David não faz nenhum projeto prévio: simplesmente abre uma caixa de Lego Technic (versão mais sofisticada dos clássicos blocos, com peças para projetos mecânicos) e começa a montar.

Curiosamente, o rapaz que ficou famoso por seu braço mecânico não usa próteses no dia-a-dia, nem mesmo as que ele monta. Ele está tão acostumado a usar o braço esquerdo para todas as tarefas que as considera desnecessárias.

Atualmente com 20 anos, David Aguilar cursa o segundo ano de Bioengenharia na Universidade Internacional da Catalunha, em Barcelona, mas ainda não decidiu seu futuro. “Sei que quero ajudar as pessoas”, diz ele. Outra de suas paixões é a música, que “nos levanta nos piores momentos”. Seu nome de palco? Hand Solo, uma brincadeira com Star Wars e sua condição.