A Jaguar Land Rover revelou hoje (29) sua tecnologia de carro conectado a uma carteira inteligente. Embora o modelo ainda esteja em testes, a premissa é bem clara: o usuário que oferecer informações sobre as rodovias será recompensado com criptomoedas na carteira embutida no carro.

O dinheiro virtual pode ser utilizado de diversas maneiras, como para pagar um café ou o pedágio. As informações pedidas pela montadora são justas: ela não quer o número da carteira de motorista nem acesso aos trajetos, mas informações sobre clima e trânsito, bem como buracos e outros problemas na via. A ideia é que, quanto mais gente fornecer esse tipo de informação, melhor deve ficar o sistema de definição de rotas da empresa.

publicidade

Em troca desses dados, os usuários receberão criptomoedas — a quantidade e o tipo, entretanto, ainda não foram especificados. Podem ser bitcoins, ethereum ou qualquer uma das inúmeras criptomoedas existentes. O dinheiro fica armazenado na carteira virtual até que seja utilizado. 

publicidade

Por enquanto, os carros estão em operação apenas no centro de engenharia de software da montadora na Irlanda. Já se sabe, entretanto, que a companhia quer ter um sistema de rota com índice zero de acidentes e congestionamento — e ela parece ter encontrado um modelo de recompensa inteligente para colocar o conceito em prática. 

Via: Cnet