Em janeiro deste ano, foi descoberto que a Intel estava desenvolvendo um processador que não tem preço, literalmente. A ideia da fabricante com o Core i9 Extreme Edition (i9-9990XE) comercializá-lo por meio de leilões apenas para montadores de sistemas de ponta, chegando ao usuário final apenas por máquinas prontas. Agora, no entanto, o componente parece ter chegado ao mercado para pessoas comuns interessadas.

O site Anandtech relatou que um site alemão especializado em PCs e hardware de alto desempenho, o CaseKing.de, começou a vender a novidade por cerca de 3 mil euros, o que é equivalente a R$ 13 mil.

publicidade

Embora tivesse menos núcleos do que o anterior — 14 núcleos e 28 threads, em comparação com os 18 núcleos e 36 threads do i9-9980XE — ele compensaria isso na velocidade do clock. O i9-9990XE tem clock de 4,0 a 5,0GHz, comparado a 3,0 a 4,5GHz do seu antecessor. O consumo de energia aumentou também, para 255W — 95W a mais do que os 160W do i9-9980XE. 

O mercado de computadores sofisticados sob medida é peculiar. Esses sistemas, geralmente resfriados a água e com overclock de fábrica, possuem todas características de um sistema de games — o que inclui estojos com janelas e luzes multicoloridas. Jogadores e streamers mais abastados certamente fazem parte de seu público. No entanto, outro mercado significativo, menos interessado em luzes e cores, é o foco da fabricante.

publicidade

Os sistemas são vendidos para operadores de alta frequência e outros no mundo das finanças. Esses grupos atribuem um alto valor ao desempenho de encadeamento único e grandes caches, e geralmente estão dispostos a gastar (muito) mais dinheiro que seus concorrentes — e mais rapidamente. O i9-9990XE é voltado principalmente para eles, o que faz o preço do produto menos absurdo.