Mesmo após diversas polêmicas sobre o uso de reconhecimento facial, como para cumprir mandatos de prisão no Rio, não há como negar que a tecnologia já é uma realidade em diversas situações do nosso cotidiano. E as instituições financeiras são as mais interessadas nessa funcionalidade. Com isso em mente, o Itaú Unibanco passará a utilizar uma ferramenta de reconhecimento facial com o objetivo de conceder crédito para o financiamento de automóveis novos e usados aos seus clientes.

A ideia é agilizar o processo e garantir mais segurança aos clientes da instituição. A tecnologia utilizará os dados já fornecidos pelo cliente para validar a formalização do contrato. Após o envio das informações preliminares, o cliente receberá um e-mail ou SMS com instruções para liberar acesso a sua câmera frontal do celular e capturar uma foto que ajudará na concessão de crédito.

A principal finalidade da nova ferramenta é assegurar que não aconteça nenhum tipo de fraude de manipulação de documentos durante o processo. A novidade estará disponível a partir desse mês nos pontos onde é utilizada a rede do Itaú para concessão de crédito.