Esqueça os caixas autônomos, o empacotamento automático e quaisquer outras inovações do varejo. Israel está prestes a receber, em Tel Aviv, uma automação tão revolucionária que promete deixar os concorrentes com muita inveja. Trata-se de um centro 100% automatizado de entrega de mercadorias, com uso de robôs do início ao fim do processo de abastecimento. Detalhe: o sistema é mais rápido do que os humanos jamais poderiam ser.

A responsável pela invenção é a desenvolvedora CommonSense Robotics. O Centro de Micro-Execução da empresa será o primeiro depósito automatizado a ser construído e operado no subsolo. Este estará localizado no estacionamento desativado do mais antigo e icônico arranha-céu de Tel Aviv, a Shalom Meir Tower. A instalação atenderá entregas de supermercado de uma forma conveniente para os clientes modernos e econômica para os varejistas que desejam participar da plataforma.

“A logística do comércio eletrônico empurra a lucratividade e as infraestruturas urbanas dos varejistas para um ponto de ruptura. Sabendo disso, é claro que precisamos reinventar a maneira como os bens são atendidos e entregues dentro das cidades”, afirma Elram Goren, CEO e co-fundador da CommonSense. “Para atender e entregar sob demanda, você precisa estar inerentemente mais perto de seus clientes finais, mas isso é realmente difícil nas cidades. Levar a realização do comércio eletrônico para dentro das cidades é uma maneira de permitir que os varejistas realizem pedidos on-line próximos a seus clientes – ao mesmo tempo em que fazem isso de maneira lucrativa”.

A maioria das instalações que empregam robôs ou outras tecnologias automatizadas precisa de pelo menos 36 mil m2 para operar. Isso força as empresas a moverem seus depósitos para as periferias das áreas industriais, onde o custo é menor – mas os clientes ficam mais distantes. A nova sede da CommonSense Robotics se encaixa em apenas 5,5 mil m2.

publicidade

A companhia servirá entregas de mercearia em uma hora aos residentes de Tel Aviv, diretamente de um depósito completo de itens de supermercado, com três zonas de temperatura que comportam até mesmo alimentos congelados. Experiências semelhantes estão em andamento nos EUA e na Europa. Quem sabe, no futuro, estaremos fazendo nossas compras em um supermercado robótico subterrâneo?

Fonte: Digital Trends