Não é de hoje que muita gente acredita que smartphones ouvem nossas conversas. É bem comum escutar relatos de pessoas que falaram sobre determinados assuntos e, depois, encontraram anúncios publicitários sobre essas coisas ao usar o celular.

Empresas de tecnologia constantemente negam que seus produtos ouvem as conversas das pessoas. O Facebook mesmo precisou se explicar sobre o caso diversas vezes. E agora foi a vez da Apple negar que os iPhones capturem o áudio ao redor a partir do microfone sem autorização do usuário.

publicidade

A Apple foi questionada por parlamentares dos Estados Unidos, que citaram questões de segurança devido aos rumores de que conversas privadas são coletadas por celulares.

Em uma carta enviada ao Congresso norte-americano, a fabricante do iPhone negou a prática. A empresa diz que exige aprovação explícita dos usuários para aplicativos conseguirem acessar o microfone, e também obriga desenvolvedores a incluírem um sinal claro de que o microfone está ativo.

publicidade

A Apple também disse que, no caso da assistente Siri, que sempre está ouvindo o que é dito ao redor em busca dos comandos de ativação, nenhum registro é feito do áudio, segundo a Reuters.

A carta enviada pela Apple foi uma resposta a uma solicitação feita por um grupo de deputados dos Estados Unidos, que também enviaram os mesmos questionamentos para a Alphabet, empresa-mãe do Google, mas não se sabe se os representantes do conglomerado enviaram uma resposta.