O Internet Archive e o Archive Team publicaram um post no Reddit informando que já haviam começado a trabalhar na preservação de postagens públicas do Google + antes do desligamento completo da rede social. Os sites começaram o backup, que não abrange posts privados ou excluídos, e recomenda, portanto, que aquelas pessoas que não quiserem seus arquivos salvos excluam a conta ou removam conteúdo específico. 

Eles também comentaram que o backup tem restrições, como por exemplo o limite de 500 comentários, assim como imagens e vídeos perderão a qualidade durante seu arquivamento. 

publicidade

A gigante das buscas está preparada para excluir todos seus dados ainda em abril. A decisão de desligamento do Google+ aconteceu em outubro do ano passado, tanto por conta dos escândalos de vazamento de dados dos usuários, quanto pela baixa aderência a rede. A companhia revelou que a maioria das sessões iniciadas durava apenas 5 segundos. E após a segunda brecha em segurança, a empresa anunciou oficialmente o fim da rede social. 

Desde fevereiro já não é possível criar um perfil, página ou comunidade e, no dia 2 de abril, o Google começará a deletar o conteúdo. A decisão acionou o alerta dos dois times, o Internet Archive e Archive Team, que têm como missão salvar postagens para o futuro. 

publicidade

Fonte: The Verge