A inteligência artificial é vista por pesquisadores como uma potencial aliada na detecção de câncer, e agora o Google diz que suas máquinas conseguiram superar humanos na hora de identificar tumores de mama em pacientes.

Em um longo post em um blog, a equipe de saúde do Google AI diz ter desenvolvido uma inteligência artificial capaz de detectar câncer de mama metastático com 99% de precisão, superando assim até mesmo níveis atingidos por humanos na hora de identificar a doença e mesmo observando metástases bem pequenas que humanos podem não conseguir ver.

Para atingir esse nível de precisão, os pesquisadores do Google treinaram uma inteligência artificial apelidada de LYNA (Lymph Node Assistant, ou Assistente de Linfonodo) para reconhecer as características de tumores a partir de slides patológicos – os mesmos usados por humanos para identificar a presença da doença em pacientes. E os resultados foram ainda melhores quando médicos e tecnologia são usados em conjunto – ou seja, os médicos humanos não precisam ser substituídos pelas máquinas, e sim trabalhar em parceria com elas.

O desenvolvimento divulgado pelo Google pode ser importante para o tratamento do câncer de mama. De acordo com o post no blog da empresa, a detecção de linfonodos metastáticos influencia decisões sobre o encaminhamento dos pacientes, se eles vão precisar de terapia radioativa, quimioterapia ou até mesmo uma cirurgia para a remoção dos tumores.

publicidade

E, apesar do foco da pesquisa ter sido no câncer de mama, os pesquisadores acreditam que a tecnologia pode ser facilmente adaptada para detectar outros tipos de tumores, o que colaboraria bastante para o combate a diversos tipos da doença.