Cientistas da Alemanha desenvolveram uma inteligência artificial que já consegue diagnosticar câncer de pele com mais precisão do que médicos humanos. A tecnologia pode, no futuro, oferecer formas mais rápidas e baratas de detectar a presença de tumores e ajudar pacientes a iniciarem tratamentos com mais rapidez.

Os pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, demonstraram os avanços de uma tecnologia que tinha sido apresentada em janeiro de 2017. Nos últimos 18 meses, o sistema de redes neurais conseguiu superar dermatologistas na identificação de câncer de pele – 86,6% dos médicos acertaram no diagnóstico, enquanto a inteligência artificial teve 95% de precisão.

Segundo Holger Haenssle, um dos cientistas envolvidos no estudo, o fato da inteligência artificial errar menos na hora de diagnosticar câncer de pele pode ajudar a evitar que pacientes passem por cirurgias desnecessárias, de acordo com o The Guardian.

Além disso, como a doença pode ser detectada com mais rapidez, médicos podem encaminhar pacientes para tratamento antes do câncer se espalhar, aumentando consideravelmente as chances de cura da pessoa.