A Adobe, em conjunto com a Universidade da Califórnia, criou uma ferramenta capaz de detectar manipulações nas imagens feitas pelo Photoshop.  

Até o momento a tecnologia não está disponível para venda. Segundo a companhia, o principal motivo para o desenvolvimento desse programa tem a ver com questões ideológicas, já que imagens, vídeos, áudios e documentos manipulados vêm se tornando um problema cada vez mais preocupanteReprodução

 

No blog da Adobe, a própria equipe conta que conseguiu desenvolver o método juntamente com os pequisadores da universidade da Califórnia Para isso, eles se concentraram na ferramenta “Liquify” do Photoshop, muito usada no mundo da edição para fazer mudanças em rostos, já que ela permite mudar a aparência quase que por completo.

publicidade

“Começamos mostrando pares de imagens (uma original e uma modificada) para pessoas que sabiam que um dos rostos estava alterado. Para que essa abordagem seja útil, ela deve ser capaz de ter um desempenho significativamente melhor do que o olho humano na identificação de face editadas”.

Todo processo teve início com um treinamento da inteligência artificial (IA), que comparou milhares de imagens da internet, sem nenhuma modificação, com imagens alteradas por essa ferramenta. Posteriormente, uma artista também analisou as fotografias para que o componente humano fosse adicionado. Dessa forma, o algoritmo resultante foi capaz de reconhecer as imagens modificadas em 99% das vezes, enquanto humanos não chegaram a 50%.

Embora a IA também seja capaz de reverter alguns aspectos ao estado original, a Adobe diz que ainda estamos longe de um botão mágico que reverte todas as mudanças em uma imagem modificada. No entanto, ela afirma que sua ferramenta é um bom ponto de partida e uma ótima oportunidade para conscientizar sobre como é fácil manipular uma imagem sem que o ser humano seja capaz de perceber.

Fonte: Genbeta