Pesquisadores de aprendizado de máquina produziram um sistema capaz de replicar movimentos realistas a partir do quadro do rosto de uma pessoa, permitindo criar movimento em fotos antigas e até mesmo pinturas. 

O que isso quer dizer? Você pega imagens do rosto de qualquer enquanto fala, podem ser imagens suas, o sistema analisa os dados faciais e os replica em qualquer outra foto da sua escolha. Assim, podemos ver a Monalisa ou o Einstein falando normalmente. O modelo está documentado em um artigo publicado pelo Samsung AI Cente, que você pode conferir aqui e assistir ao vídeo abaixo:

O sistema, apesar de ser muito avançado, ainda comete erros, mas quando funciona de forma correta, ele nos deixa completamente chocados – e um pouco assustados, talvez. 

publicidade

O novo artigo dos pesquisadores da Samsung, em Moscou, mostra que usando apenas uma única imagem do rosto de uma pessoa ou pintura, um vídeo daquele rosto girando, falando e fazendo expressões comuns pode ser gerado, com uma fidelidade convincente.

Óbvio que quanto mais dados você fornecer, melhor será o resultado, mas é possível fazê-lo com apenas uma foto, como é o caso de Mona Lisa e Einstein. Além disso, a experiência também está utilizando um sistema chamado “Generative Adversarial Network”, algo como uma rede de adversários para aprendizado de máquina. 

Simplificando: os pesquisadores colocam dois modelos criados através de vídeos base para tentarem convencer um ao outro que são reais. Através desse método, os cientistas impuseram que o modelo tem que ter 90% de certeza que é um rosto humano, antes do processo avançar.

Nos outros exemplos fornecidos pelos pesquisadores, a qualidade e a obviedade da falsa cabeça falante variam muito. Alguns, que tentam replicar uma pessoa cuja imagem foi tirada do jornal na TV, também recriam o marcador de notícias mostrado na parte inferior da imagem. Ainda assim, é notável que ele funcione como funciona. 


Via: Tech Crunch