Pesquisadores japoneses usaram inteligência artificial para detectar câncer colorretal antes de os tumores se tornarem malignos. O estudo é um bom indicativo de como a inteligência de máquinas pode colaborar no desenvolvimento de novas tecnologias na saúde.

Os cientistas da Universidade Showa, no Japão, compilaram um banco de dados de mais de 30 mil imagens de células cancerígenas e pré-cancerígenas e mostraram para uma inteligência artificial identificar as diferenças entre elas.

publicidade

Depois de aprender o processo que leva ao desenvolvimento dos tumores, eles conseguiram criar um programa capaz de identificar em menos de um segundo se as células se tornariam cancerígenas com 86% de precisão.

Não é a primeira aplicação de inteligência artificial no campo da medicina: cientistas já usaram no passado máquinas para ajudar na prevenção de ataques cardíacos e também na detecção de Alzheimer.

publicidade

Para o tratamento de câncer colorretal, o estudo pode ser bastante importante: a doença é altamente tratável nos estágios iniciais, e detectá-la com precisão antes mesmo de ela se desenvolver é algo que pode salvar muitas vidas.