Rumores da semana passada foram confirmados nesta segunda-feira, 5, com exclusividade pelo The Verge. A Intel está realmente trabalhando em óculos inteligentes, e o nome deles é Vaunt, um protótipo que promete projetar informações nos olhos do usuário através de lasers.

Todo o hardware foi desenhado a partir do zero pela Intel. O Vaunt usa um tipo de laser chamado VCSEL, que é de baixa intensidade e considerado seguro, segundo a fabricante. O laser dispara uma imagem monocromática vermelha sobre um refletor holográfico que fica na lente direita dos óculos.

A imagem então é refletida diretamente na retina do usuário de modo que ela aparece num canto direito do seu campo de visão. A tecnologia, a princípio, serve apenas para exibir notificações sem que o usuário precise tirar o smartphone do bolso, e não serve para reproduzir informações mais complexas.

publicidade

Não há qualquer botão, câmera ou microfone no Vaunt. O único controle que o par de óculos fornece é através de gestos com a cabeça, detectáveis por um acelerômetro e um compasso. Com um leve movimento para a direita ou para a esquerda, o usuário pode apagar a notificação projetada.

Como a imagem é exibida diretamente na retina, ela está sempre em foco e funciona normalmente mesmo em óculos de grau. Além disso, as informações só são visíveis enquanto o usuário olha para o canto inferior direito do seu campo de visão. Se olhar para qualquer outro ângulo, a imagem desaparece.

O objetivo da Intel é fazer com que o display seja minimamente intrusivo, por isso ele ocupa pouco espaço do campo de visão do usuário. Além disso, a Intel planeja desenvolver outros formatos de armação para o Vaunt ao longo dos próximos meses.

Por enquanto, o Vaunt não tem data de lançamento e nem preço. A Intel vai abrir um programa de “acesso antecipado” para as empresas que quiserem desenvolver softwares para o dispositivo ainda neste ano. Ou seja, ainda falta algum tempo até que possamos comprar um par de óculos inteligentes no shopping mais próximo.