Nesta segunda-feira, 20, surgiu na imprensa internacional a notícia de que a Intel teria desistido de lançar processadores da linha Core de 10 nanômetros. A empresa, porém, veio a público negar que este seja o caso, reforçando que eles devem ser lançados em 2019.

A geração conhecida como Cannon Lake estava originalmente agendada para estrear em 2016. A Intel adiou o lançamento diversas vezes por problemas técnicos no refinamento do processo de 10 nanômetros. Neste período, concorrentes como Qualcomm, Huawei e Samsung já lançaram os próprios chips fabricados neste processo.

Uma matéria publicada pelo site SemiAccurate com base em fontes anônimas indicou que a Intel teria desistido dos processadores Cannon Lake. Mas, pelo Twitter, a empresa negou.

“Reportagens publicadas na mídia hoje dizendo que a Intel está interrompendo o trabalho no processo de 10 nm são falsos. Estamos fazendo um bom progresso em 10 nm. A produção está melhorando de forma consistente com o cronograma que compartilhamos durante nosso último relatório trimestral”, disse a Intel.

publicidade

No seu último relatório trimestral, a empresa garantiu que os processadores de 10 nanômetros ficarão prontos em 2019. No começo deste ano, porém, a Intel chegou a fazer pelo menos um SoC disponível comercialmente no processo, um Core i3-8121U feito para um notebook da Lenovo lançado na China.

Desde então, a empresa tem tido problemas para estabelecer uma linha de produção em massa de chips em 10 nm para toda a linha Core, incluindo o i5, i7 e o i9. A Intel corre contra o tempo para retomar a liderança do mercado, enquanto clientes de peso como Apple e Microsoft flertam cada vez mais com concorrentes.

A Apple, por exemplo, pode parar de usar processadores da Intel em futuros MacBooks e iMacs, dando preferência a componentes desenhados internamente. Já a Microsoft vem trabalhando para tornar o Windows mais amigável a chips ARM como os da Qualcomm, e por pouco e um de seus laptops não veio sem processador Intel neste ano.