Demorou mais do que a Samsung e do que a TSMC, mas a Intel finalmente lançou seu primeiro processador comercial com tecnologia de fabricação de 10 nanômetros. O chip – um i3-8121U da oitava geração – vai equipar o modelo Ideapad 330, que começou a chegar no mercado chinês por cerca de 450 dólares, de acordo com o site AnandTech.

O novo processador é um marco na história da empresa, que vinha enfrentando dificuldades para dar o salto para os 10 nm. Idealizadora do modelo Tick-Tock, que consistia em reduzir a tecnologia de fabricação antes de lançar uma nova microarquitetura, a Intel havia quebrado o processo ainda no final de 2016 e estava parada nos 14 nm desde a linha Kaby Lake.

Nesse tempo, a empresa foi ficando para trás. Os coreanos da Samsung já vêm usando SoCs com a tecnologia desde o Galaxy S8, enquanto a TSMC conseguiu preparar um chip com essa menor distância entre transistores já para o iPad Pro, também lançado em 2017.

O i3-8121U guarda muitas semelhanças com o i3-8130U, um chip de 14 nm lançado no começo deste ano que também tem dois núcleos e frequência base de 2,2 GHz. Curiosamente, o chip parece não ter uma GPU integrada, como bem notou o AnandTech – tanto é que o notebook da Lenovo vem equipado com uma AMD R5.

publicidade

De toda a forma, o novo processador abre caminho para a Intel levar a tecnologia para seus chips i5, i7 ou até i9, que equipam computadores e notebooks mais robustos. Segundo a Lenovo, ainda não há previsão de chegada do modelo equipado com o novo processador no Brasil. Entramos em contato também com a Intel para saber especificamente sobre o chip, mas não tivemos retorno até a publicação do texto.