Para quem precisa de um processador potente, a Intel tem uma opção interessante: o Core i9-9980XE, que tem o preço sugerido de US$ 1.979. Se a capacidade do chip não for o suficiente, no entanto, nada tema: a empresa deve revelar em breve um processador ainda mais poderoso. O problema é que será muito difícil compra-lo.

Segundo o site AnandTech, a Intel deve revelar em breve o Core i8-9990XE. Ele terá uma particularidade curiosa, que será o fato de que ele não terá preço. Isso significa que ele será gratuito? Pelo contrário: a Intel não deve distribuir o chip pelos canais tradicionais, e deve apenas fornecê-los por meio de leilões online, que devem acontecer trimestralmente.

publicidade

Mas do que o 9990XE será capaz? Ele deve ter menos núcleos e threads do que o 9980XE, mas deve ser capaz de realizar mais por núcleo. Enquanto seu antecessor conta com 18 núcleos e 36 threads com clock entre 3 GHz e 4,5 GHz usando 165 W de energia, o 9940XE terá apenas 14 núcleos e 28 threads, com clock entre 4 GHz e 5 GHz, usando até 255 W de energia.

O método de distribuição incomum dá a entender que a Intel teria planos diferentes para o chip. Existe a possibilidade de que a empresa reconheça que não é capaz de produzir muitas unidades do 9990XE, então a distribuição precisaria ser limitada. Também é possível que a empresa compreenda que a demanda por esse tipo de produto de alto custo e desempenho seja limitada.

publicidade

De qualquer forma, há uma outra parte curiosa nas informações sobre o 9940XE que surgiram até o momento: a Intel não pretende oferecer nenhum tipo de garantia aos compradores. Isso significa que a decisão de adquirir o processador e usá-lo no computador é realmente só para aqueles que realmente querem e precisam alcançar até 5 GHz por núcleo, sem se importar com confiabilidade.