O Instagram sempre está testando novos recursos para incluir no aplicativo, e uma pesquisadora encontrou referências a duas potenciais funcionalidades do serviço: a possibilidade de esconder hashtags em posts, e também a de limitar o alcance de um post com base em geolocalização.

A alteração na exibição das hashtags vai fazer com que postagens na rede social fiquem mais “limpas”. O usuário vai poder escrever uma descrição para a imagem postada e adicionar as hashtags que desejar a partir de um novo campo – os seguidores só vão poder ler a descrição.

publicidade

A foto ainda vai aparecer para quem buscar pela hashtag marcada, assim como a postagem também vai ser exibida para usuários que seguirem aquela hashtag.

A outra mudança permite restringir o alcance de postagens para lugares específicos com base em geolocalização. Assim, vai ser possível enviar uma foto que só poderá ser vista por usuários do Brasil, por exemplo.

publicidade

O recurso deve ser útil especialmente para marcas, que nem sempre querem atingir pessoas de qualquer lugar do mundo. Até agora, os testes só exibem opções de países, sem poder restringir para estados ou cidades específicos.

O Instagram testa constantemente novos recursos, mas não há garantia de que eles serão liberados para todos os usuários – dependendo do andamento da fase experimental, os engenheiros do serviço podem desistir de incluir determinada funcionalidade.