O Instagram pode ganhar em breve uma funcionalidade que permite a geração de links para os stories. De acordo com Jane Manchun Wong, conhecida por vazar as novidades do aplicativo, o recurso ainda passa por uma fase de testes e não tem qualquer previsão de oficialização. Ele daria a possibilidade de compartilhar as publicações instantâneas com usuários de fora da rede, para além do envio direto via Direct.

Sem dúvida, a adição dos links de compartilhamento pode facilitar a vida de muita gente, seja para acompanhar a rede sem estar logado ou para espalhar stories entre amigos que não usam o aplicativo. Até então, o Instagram permitia esse tipo de exportação apenas para outras redes, como WhatsApp e Facebook. O que não se sabe é se os links deixarão de funcionar após as 24h de vida do stories, ou serão ilimitados, funcionando como uma espécie de registro após o sumiço no perfil dos usuários.

publicidade

O Instagram se aproveita da sua posição de domínio no mercado para fazer investimentos mais humildes e de menor impacto. Recentemente, a rede social viu um grande movimento de retorno ao Snapchat, após a adição do aclamado filtro de bebê no aplicativo da Snap. No entanto, isso representou muito mais uma instantânea reanimação de popularidade da rede rival que uma perda de público na rede do Facebook.

publicidade

O novo recurso de links foi descoberto nas entranhas do app, ou seja, ele ainda não está disponível para o público geral. É possível, portanto, que a companhia abandone seus testes antes mesmo de torná-lo oficial e livre aos usuários. Porém, neste momento, isso seria apenas especular.